Os treinos matinais e noturnos têm suas vantagens, baseadas na ciência e outras.
A ciência diz que malhar de manhã é melhor — não, espere, à noite! Se você está procurando o melhor horário para malhar, encontrará estudos para apoiar cada uma de suas opções. Vamos dar uma olhada nos prós e contras de cada escolha, para que você possa decidir o que é melhor para sua agenda.
Por que não existe um momento cientificamente “melhor” para se exercitar
Como acontece com qualquer questão científica, há muitas respostas científicas . Um estudo recente descobriu que, em um grupo de australianos com IMC acima de 30 (idade média de 62,2), aqueles que faziam a maior parte de seus exercícios aeróbicos à noite tinham menores taxas de morte, doenças cardiovasculares e doenças microvasculares do que pessoas que faziam a maior parte de seus exercícios pela manhã ou ao meio-dia.
Esse não é o único estudo já feito sobre o assunto, é claro. Poucos meses antes, outro estudo descobriu que pessoas que se exercitam pela manhã tendem a ter IMCs ligeiramente mais baixos (25,9 versus 27,2) em comparação com aquelas que se exercitam à noite.
Se você começar a ler todos os estudos sobre o tempo de exercícios, encontrará muito mais evidências aparentemente conflitantes. Um estudo até mesmo dividiu seus resultados em grupos para dizer que as mulheres obtiveram certos benefícios com exercícios matinais, outros benefícios com exercícios noturnos e, então, os homens obtiveram benefícios (ainda diferentes) com exercícios noturnos. Como a população do estudo era de apenas 36 pessoas, vou levar esses resultados que parecem muito específicos com um grão de sal.
Por fim, a coisa mais importante a saber sobre o tempo de exercício é o que os autores desta revisão sobre o tempo de exercício escreveram em sua conclusão: “É essencial observar que o exercício em qualquer hora do dia é mais benéfico do que nenhum exercício”.
Os benefícios dos treinos matinais
Os treinos matinais são o sinal clássico de um empreendedor motivado. Os argumentos a favor de um treino matinal são todos sobre produtividade e gerenciamento de tempo, que geralmente são mais importantes do que quaisquer benefícios biológicos.
- Você sabe que terá tempo para encaixar isso . Se o trabalho ficar agitado, ou se você se sentir cansado no fim do dia, esses problemas não vão impedi-lo de fazer seu treino — você já o fez.
- Você pode ter um aumento de humor e energia para o resto do dia. As experiências variam, mas muitas pessoas acham que se exercitar pela manhã ajuda sua saúde mental durante toda a manhã ou até mesmo o dia todo.
- Exercícios matinais ao ar livre podem treinar seu relógio circadiano. Se seu exercício for ao ar livre — como correr — isso ajuda você a obter luz solar também. A luz da manhã pode ajudar o relógio do seu corpo a permanecer no caminho certo, o que por sua vez pode ajudar você a se sentir sonolento à noite.
- Você pode tomar cafeína antes do treino. Pós pré-treino contendo cafeína (ou bebidas energéticas, ou café) podem ajudar você a se concentrar melhor e se esforçar mais na academia. Mas tomar cafeína no final do dia pode atrapalhar seu sono. Então, se você quiser usar um pré-treino forte, considere fazer seu treino pela manhã.
Então, se você quer melhorar seu sono, ter mais energia pela manhã e ao longo do dia, e usar cafeína durante seu treino, exercícios matinais podem ser a melhor opção para você. As manhãs também são ótimas para pessoas cujas agendas podem ser imprevisíveis durante o dia. Mas não programe seu alarme para acordar cedo ainda — também há benefícios em treinos noturnos.
Os benefícios dos treinos noturnos
Treinos noturnos fazem muito sentido para muitos de nós — incluindo aqueles que (como eu) têm dificuldade para se movimentar de manhã. Considere estas vantagens dos treinos noturnos:
- Você não pode dormir demais e perder seu treino. Se você é naturalmente mais uma coruja noturna, isso pode ser um problema real.
- Você pode conseguir se concentrar melhor com seu dia de trabalho para trás. Tirar um tempo para um treino longo, ou reunir o foco para um treino intenso, pode às vezes ser mais fácil quando a maioria das obrigações do dia já foram cuidadas.
- Você estará melhor alimentado. Pode ser uma luta se alimentar bem antes de um treino matinal. Se você treina à noite, pode precisar ajustar o horário exato — lanche antes do treino e jantar depois, por exemplo — mas pelo menos você terá algo na barriga.
- Seu desempenho pode ser melhor. Sua temperatura central tende a ser mais alta à noite, e alguns estudos mostram um pequeno aumento de desempenho tanto na força quanto na capacidade oxidativa (que se relaciona à sua capacidade de queimar combustível para obter energia). Isso pode significar que você verá mais facilmente sua aptidão física refletida em quão pesado você consegue levantar ou quão rápido você consegue correr.
Então, se você tem dificuldade para acordar cedo, comer para um treino matinal ou encontrar tempo e foco para se exercitar antes de começar o dia, os treinos noturnos podem ser a melhor opção para você.
Como decidir
Provavelmente uma dessas opções fala mais com você do que a outra. Pode ser tão simples quanto saber se você é mais uma pessoa matutina ou uma coruja noturna. Sua decisão também pode ser fácil se sua agenda diária tiver apenas um bom horário para se exercitar. Seja quando for — mesmo que seja meio-dia ou 2 da manhã — a agenda inteligente é qualquer coisa que você consiga seguir. Afinal, se um treino matinal é o ideal, mas você nunca consegue fazê-lo acontecer, não há necessidade de se sentir apegado aos treinos matinais.
Você também não precisa se considerar um devoto de nenhum dos dois campos. Tudo bem malhar nas manhãs de segunda e quinta, e dormir até mais tarde nas terças e sextas para poder treinar à noite nesses dias. Ou talvez você mude sua programação com as estações: corridas ao nascer do sol no verão são ótimas, mas uma corrida às 6 da manhã no inverno não é divertida com a escuridão e a neve. Escolha o que faz sentido para você.
Leave a Reply