teste chapa

teste

Espécie de gengibre da Amazônia cura o câncer

PDFImprimirE-mail

gengibre060609_1Estudos realizados pelo  Inpa, em Manaus, comprovam eficácia da planta no tratamento da doença. Agora o próximo passo é testá-lo comercialmente

CHICO ARAÚJO
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

BRASÍLIA – Originário de países asiáticos, mas encontrado fartamente na Amazônia, o gengibre amargo é a mais nova arma contra o câncer. É o que aponta um estudo em andamento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), sediado em Manaus, capital do Amazonas. As pesquisas, iniciadas há 15 anos, comprovaram que o composto Zerumbona, extraído de um novo tipo de gengibre (Zingiber zerumbet) é bem mais do que os remédios alopáticos atualmente utilizados no tratamento do câncer.

A descoberta coloca o Inpa na frente de países europeus e asiáticos. Isso porque, trabalhos semelhantes também são desenvolvidos em outras partes do mundo. A mesma planta é utilizada na China no tratamento de diversos tipos de tumores. A medicina tradicional da Indonésia e do Japão também utiliza as raízes da planta no tratamento de dores, aumento do apetite, antiespasmódico e na alimentação. Por exemplo, os japoneses conseguiram desenvolver a partir de Zingiber a Zerumbona sintética, para fins de uso cosmético.

A planta pesquisada é encontrada na área rural de Manaus, mais especificamente nas localidades de Taruamã-Mirim e Puraquequara, explica o pesquisador Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, do Inpa. Nessas comunidades, segundo ele, as pessoas utilizam a planta para ornamentação.  A espécie produz flores muito bonitas, "e as pessoas não sabiam que por traz de toda a beleza existe um grande potencial farmacológico".

O tipo encontrado nos arredores de Manaus pertence à família Zingiberaceae, composta por mais de 100 gêneros e 1,2 mil espécies. Algumas dessas espécies são cultivadas no Brasil e conhecidas popularmente como gengibre. Na Amazônia, elas se parecem com a mangarataia, bastante utilizada contra inflamações na garganta. Em algumas áreas rurais de Manaus, a espécie Zingiber zerumbet é utilizada como: antiespasmódico, antiinflamatório, contra cólicas e no tratamento de doenças estomacais.

Estudos recentes em poder do governo indicam que há, no Brasil, mais de 10 mil espécies de plantas da Amazônia são portadoras de princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle biológico de pragas. A região concentra também outras 300 espécies de frutas comestíveis e uma rica fauna silvestre. Ao todo, a Amazônia guarda em suas florestas,  várzeas, cerrados e rios, um total de 33 mil espécies de plantas superiores.

gengibre240509_1Composto com 97% de pureza

Há três anos, os pesquisadores do Inpa obtiveram 97% de pureza de uma substância encontrada no Zingiber zerumbet e usada no combate à células neoplásicas (tumores malignos constituídos de células do fígado, cólon ou de pele). Antes, o grau de pureza alcançado fora somente de 337%, considerado baixíssimo para a fabricação de medicamentos. A substância foi obtida por da extração de óleos essenciais das raízes do gengibre amargo, o Zingiber zerumbet.

Para extrair a substância dos óleos essenciais, o pesquisador Carlos Cleomir Pinheiro criou uma técnica própria: o arraste-hidrovapor.  O sistema se utiliza de vapores de água e é totalmente natural.  Pinheiro pesquisa a espécie há mais de uma década. Seu interesse pelo gengibre amargo aumento depois de fazer intensas pesquisas na literatura mundial acerca do uso terapêutico da planta.

"Os estudos científicos revelam efeitos citotóxicos de Zerumbona contra células cancerígenas (tumores malignos). Ou seja, a substância atua inibindo a proliferação das células doentes", observou Pinheiro.

Substância combate a Aids

Nas pesquisas sobre a substância, Cleomir Pinheiro também se deparou com outros estudos animadores. Disse que, entre eles, há estudos recentes que apontam o uso do composto Zeburona até mesmo contra a Aids.  "A eficácia da planta se deve a sua estrutura simples. Ela é formada por uma cadeia longa, com 15 carbonos, ligados a uma estrutura carbonila cetônica (oxidação de álcoois secundários que tem um radical de CO). A estrutura é chamada cientificamente de sesquiterpeno", explicou.

A comercialização do composto extraído do gengibre está prevista para, no máximo, dois anos. Já existem várias empresas interessadas para colocar o produto no mercado. De acordo com o pesquisador, será um produto de baixo custo, pois ele vem de uma planta que se reproduz facilmente. "Esse remédio será de grande importância para a sociedade, pois além de se um forte aliado ao tratamento do câncer, ele também pode ser usado para tratar a leucemia e até a Aids", conta.

gengibre240509_capJá existem várias patentes semelhantes desse tipo de composto, mas após a descoberta dele no Amazonas foi encontrada uma nova fórmula de extração do produto, por meio de óleos essenciais, o que determinou um grau de pureza de 97,95%. Esse processo já foi patenteado pelo Inpa. "Encontramos outras atividades farmacológicas que ainda não foram estudadas, o que favorece ainda mais nossa pesquisa", afirma.

Esse estudo rendeu bons frutos ao pesquisador, pois é a base da sua tese de doutorado em biotecnologia, que em breve será apresentada. A pesquisa também deu prêmios ao Inpa, um deles é o de Inovação tecnológica do Norte - Finep. Para o pesquisador, essas são algumas das várias conquistas que essa pesquisa vai gerar, principalmente, para a sociedade.

(*) Com informações do Inpa e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Dez mil plantas da região têm potencial econômico
Plantas medicinais da Amazônia ganham livro
Plantas nativas podem combater praga agrícola
Empresa goiana investe na pimenta longa
Amazônia cria sua rede de biocosméticos

Comentarios (21)Add Comment
0
Gengibre
escrito por José Renato Pacheco Rangel, abril 23, 2010
Gostaria de pedir pelo amor de Deus Criador de todas as coisas, que não abandonem as pesquisas e se abandonarem é muito
importante informarem pois o tempo para quem está com câncer é primordial.
Peço também que mantenham o site atualizado para que possamos acompanhar.
Muita Paz.
José Renato.
(22) 9998-2944
0
...
escrito por Magali Maria, junho 14, 2010
Parabéns aos Senhores Cientistas. A descoberta dessa planta é de um valor ímpar. Deus lhes dê Sabedoria maior, e muita, mas muita Luz para continuar na busca de outros remédios para curar a humanidade. Obrigada Amigos! Nós MANAUARAS nos orgulhamos da sua conquista!
0
batata chinesa
escrito por ana paula , junho 26, 2010
olha eu gostaria muito de saber se alguem conhece a batata chinesa. entrei para pesquisar no google mostra a nossa batata comum . Ganhei algumas raizes tem aparencia de gengibre mas não é. eu acredito que deve ser parente do gengibre. essa batata e conhecida como batata chinesa. de uso medicinal.
moro aqui no estado de rondonia e gostaria muito da resposta quem puder me ajudar. beijos
0
Gengibre Amargo
escrito por Euclides Sizo, agosto 05, 2010
Boa noite! Senhores!

Fiquei sabendo que o Gengibre Amargo é um excelente remédio para tratamento do Câncer, assim gostaria que me informassem como posso adquirir esse produto e como pode ser ministrado.

A minha solicitação, prende-se ao fato de ter um familiar com 23 anos de idade que apresenta um quadro de Câncer (osteosarcoma).

Desde já agradeço, enquanto aguardo breve retorno.


0
a cura
escrito por maria luisa, agosto 11, 2010
`´O meu Deus continui dando sabedoria pra estes cientitas desenvolverem estes medicamento para combater o cançer,pois tive cançer de mama e me encontro com metastese ossea e um dos ovarios atigido espero em Deus que esse medicamento seja logo produzido para que as pessoas como eu tenha chance de viver,eu quero muito viver, e creio que Deus vai me curar.
um abraço e não dessista porque precisamos muito ,desta medicação.
que Deus abençõe todo vcs um beijo
0
parabêns
escrito por maria luisa, agosto 11, 2010
Gostaria de agradecer a vcs pesquisadores,pelo o empenho que vcs estão tendo para desenvolver este medicamento,com isso renovo as minhas esperanças de ficar curada,não desista pois tem muita gente precisando desta descoberta,eu sou uma delas.pois tive cançer de mama,agora estou com metastase ossea e um dos ovarios tbm atigido tenho fé em Deus que vcs vão chegar lá,quero muito viver,não desistam pois precisamos de vcs,que Deus ilumine a cada um de vcs
um grande beijo
fique com Deus
0
Gengibre da Amazônia
escrito por Rosângela Gomes Goulart Fernandes, agosto 27, 2010
Gostaria de saber onde posso encontrar essa planta (gengibre da Amazônia), pois moro em Joinville(SC). Minha mãe tem câncer no cérebro e gostaria de tentar esse tratamento alternativo.
Um abraço
Rosângela
0
pedido de ajuda
escrito por Rosana Cunha, março 13, 2011
fiquei sabendo que tem um óleo da amazonas que tem o poder de cura do câncer, gostaria de saber qual é e onde encontro, pois tenho uma prima com câncer novamente e pretendo utilizar esse óleo para sua cura. Me ajudem por favor, moro no interior de São paulo, especificamente em Paulínia. atenciosamente.. Rosana
0
...
escrito por beatriz da silva, abril 05, 2011
Por favor onde encontrar.estou em tratamento e gostaria muito de poder usar para minha cura.desde ja agrade;o
0
Compra do óleo de gengibre
escrito por Claudia Silva, junho 12, 2011
Me ajudem, por favor.
0
MINHA MÃE PRECISA SER CURADA
escrito por ELIENE DOS REIS, julho 05, 2011
POR FAVOR,SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR,GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR ESSE GEMGIBRE AMARGO,MINHA MÃE ESTA COM CANCER E ESTAMOS TENTANDO DE TUDO PARA ELA SER CURADA!DESDE JA AGRADEÇO A QUEM SE DISPOR A ME AJUDAR,POR FAVOR PAÇO DE CORAÇÃO.
0
A CURA DO CANCER......
escrito por Katia Lara , julho 14, 2011
Receita para cura do câncer..... espiritualidade, fé, convicão "SENHOR PELAS SUAS PISADURAS EU ESTOU CURADO.............
REPITA CAFE, ALMOÇO, JANTA. NAS DORES MAIS FORTE OSENHOR É MINHA FORÇA.....REPITA ATE A DOR PASSAR.......
(PROVAÇÕES INVANDIRAM MINHA VIDA.......PEDIR PERDÃO A DEUS, E ME RENOVOU, ME TRANSFORMOU,,,,PARA TESTIMUNHAMOS O SEU AMOR....
A MAIOR CURA ESTA DENTRO DE NOS MESMO TRANSPARENCIA NO CORAÇÃO....
OBS; AGRADECER A DEUS POR TER SIDO ESCOLHIDO , ATRAVES DA PROVAÇÃO DO CANCER,,,
APOS SEGUIR TODOS A S RECOMENDAÇOES CELESTIAIS......CURA,FELICIDADE,PAZ,AMOR , SUCESSO,PROSPERIDADE,,,,,,,,,VIDA ETERNA
VALE APENA SUPORTA,,,,POIS JAMAIS PERMITIRIA ALGO QUE NÃO SUPORTASSE.....

OS QUE PARTEM NESSA PROVA.....MUITAS VEZES , MESMO DIANTE TANTAS PROVAS , O EGO,ORGULHO, A FALTA DE PERDÃO. O PRECONCEITO , A IRA,,,,,É SUPERIOR A VONTADE DE VIVER....
UM ABRAÇO " DECISÃO É SUA " DEUS DAR LIVRE ARBITRIO......... MORTE OU VIDA ETERNA....
0
Gengibre amargo
escrito por Massahiro, julho 28, 2011
No lugar de gengibre amargo pesquise por GAJITSU. E uma planta que tem rizoma parecido com gengibre diferenciando
na folha. Aqui Muitas pessoas estão usando, dizem que serve para prevenção de cancer e quem esta c/cancer nâo avança
cancer fica paralizado. Eu uso quando estou com estomago embrulhando passa rápido, ele é muito amargo.
0
Pau d.arco ipê roxo
escrito por ines contins, agosto 01, 2011
Tenho uma amiga que curou o cancro do intestino com pau dárco mipê roxo.

Aparentemente este produto é proveniente do Brasil, toma-se em xarope pela manhã. . Mas não se deve descurar a ida ao médico.
Pode-se e deve-se faer prevenção do cancer ou cancro atravez de tomas regulares, ou 3 tratamentos anuais. O bom estado de espírito positivo è essencial pois ao que leio, o corpo liberta substâncias produzidas pela bilis quando andamos deprimidos e Zangados, que em nada vai ajudar e pode até provocar cancro!!! Já repararam que os raivosos têm dor de estômago ou problemas de fìgado? olhem a vossa volta a ver se não é verdade,,, A parte espiritual ou emocional também entra em linha de conta sempre... quer aceitem ou não...
0
...
escrito por antonio, agosto 27, 2011
Parabéns pelas pesquisas. Estou fazendo tratamento de quimioterapia, como posso adquirir este produto e como usá-lo.
Deus continue abençoando voces com muita sabedoria. Um abraço. Toinho
0
GENGIBRE AMARGO
escrito por ALDOCIR CONCARI, setembro 08, 2011
AQUI EM CACHOEIRA DO SUL - RS, TEM UMA SENHORA QUE VENDE RAIZ DE GENGIBRE AMARGO E OU RIZOMA PARA PLANTAR.
0
cancer
escrito por marlei, setembro 18, 2011
meu marido está com cancer e não está aceitando a medicina alternativas o que posso fazer?
0
psicanalista
escrito por gerola, novembro 26, 2011
Favor indicar como adquirir o gengibre da Amazonia.
Obrigado!
Gerola

Escreva seu Comentario

busy